Fotografando em Angola por 30 Dias
Compartilhe
Zungueira - Luanda
-
Não por acaso vim parar na África. Poderia chamar de destino ou talvez de sorte, mas prefiro mesmo chamar esse capítulo da minha existência de " lição de vida".
A chegada em Angola, Luanda foi marcante, pois de imediato me deparei com um calor de 31 graus com sensação térmica de 37.....
Observei a triste realidade de mulheres que por toda parte, muitas vezes com seus filhos nas costas, vendiam uma grande variedade de mercadorias para obterem o básico. " A Sobrevivência ".
Também me chamou atenção o movimento intenso das avenidas no centro urbano, sem faixas ou regras aparentes das leis de trânsito, com veículos públicos no modelo de " Vans" sob condicões precárias.
Luanda é uma cidade que vem se reconstruindo desde 2002 com o final da guerra civil que teve início em 1975 e que durou 30 anos, uma guerra política com mais de 500 mil mortos. O país foi destruido e uma boa parte da população foi deslocada pelos territórios vizinhos para fugir dos conflitos. Contudo, mesmo diante desse "caos" pude observar mulheres guerreiras que me serviram de inspiração para escrever esse post.
As Zungueiras
As Zungueiras são as milhares de angolanas que saem às ruas com mercadorias variadas sobre a cabeça para as vendas diárias; vêem-se zungueiras por toda parte com seu olhar humilde e determinado, percorrendo as ruas da cidade em dias de Sol e em dias de chuva.
O termo "zungueiras" vem do dialeto quimbundo, "Kuzunga" ( circular ).
É incrivél a capacidade das zungueiras em equilibrar sobre a cabeça balaios, sacos, cestos, bacias e sacolas onde transportam as mercadorias que vendem.
Habitualmente as mães angolanas saem com os filhos pequenos nas costas, atados por panos que amarram na frente à altura do peito. ....
Elas são fantásticas...fico pensando no vínculo que é construído pelo resto da vida. É lindo ver a força que elas têm e a tranquilidade das crianças por estarem sempre grudadinhas com elas.
São exemplos de mulheres fortes que contam com meu respeito e admiração.
Lazer em Luanda
Praia do Mussulo
O Mussulo é um cordão litoral e banco de areia em formato de cabo, formado pelos sedimentos do rio Cuanza na costa sul da provincia de Luanda, em Angola.
Um belo local de descanso e de relaxamento para visitantes e turistas.
Acesso de lancha para praia do Mussulo
Praia do Mussulo
Crianças brincando as margem da praia do Mussulo
Benguela
Sob um clima agradavél com temperatura de 28º cheguei em Benguela, cidade litorânea, próxima ao caminho de ferro de Benguela (CFB) ferrovia que atravessa o país de leste à oeste, ligando a Província à fronteira com RDC (República Democrática do Congo). Suas praias são famosas com paisagens e vegetação, tão bonitas que parecem nunca terem sido tocadas lembrando o início da criação. Em Benguela, conheci três lindas praias: Morena, Baia Azul e Caotinha; em Lobito, Municípo de Benguela,conheci a praia da Restinga.
Estrada Benguela
Estrada Benguela para Caotinha
Praioa Baia Azul
Praia da Restinga- Lobito
Praia Morena
Caotinha
A praia da Caotinha é uma das mais bonitas de Benguela; trata-se de uma praia pequena com águas límpidas onde é possível visualizar o Morro da Caota. Senti sua beleza e bem estar, ouvindo músicas regionais, momento esse que levarei para sempre.
Praia da Caotinha
Praia da Caotinha
Praia da restinga - Lobito
A praia da restinga apresenta uma paisagem paradisíaca, no final da tarde, o pôr do sol é irresistivél e inebriante. É necessário vivê-lo e contemplá-lo com paz e respeito.
Na sequência fotos para que possam sentir um pouquinho dessa tranquilidade.
Pôr do Sol - Praia da Restinga - Lobito
Pôr do Sol - Praia da Restinga - Lobito
Pôr do Sol - Praia da Restinga - Lobito
Entardecer - Praia da Restinga - Lobito
Nas estradas de um local para o outro, me deparei inúmeras vezes com a mesma cena: Pessoas, "famílias" carregando lenha e água para suas casas, pois em muitos lugares não existe rede de distrubuição de água e energia.
Nesse olhos pequeninos da foto abaixo (foto 1), pude ver esperança e inocência... Ela ficou um bom tempo pousando para a fotografia, não pude controlar minhas emoções.
Há muitas familias com crianças sobrevivendo com muito pouco, mesmo assim, nos agraciam com esperança em seus olhos.
Foto 1
Foto 2
Foto 3
Catumbela
Entre as duas cidades Benguela e Lobito, encontramos a histórica vila da Catumbela, que é banhada por um rio do mesmo nome. Nessa localidade podem-se apreciar locais históricos como sinal da resistência das populações autóctones nos templos da ocupação portuguesa.
Safari
Não podia ir a África sem deixar de ver os animais...
Infelizmente devido à instabilidade do tempo, não vi todos que gostaria, mais segue registro dos que pude ver ao visitar o Lodge Kapembawé, que está localizado na vizinhança de Talamajamba, pequena localidade inserida no município da Baia Farta, a 01 hora de Benguela.
No parque, pode-se testemunhar o desenvolvimento da vida selvagem. Espécies de animais autóctones, como a cabra de leque, o babuíno, a conca, e o caral, entre outros...
Outras espécies, como zebra, orix, gnu, girafas, palancas, avestruz, crocodilos, entre outros...
O Lodge não há predadores, esses com certeza ficarão para a próxima viagem.
Considerações Finais
30 dias em Angola
Sem dúvida serão 30 dias que vou levar para a vida.
Angola é um país que nos faz viver emoções intensas.
Sorri, vibrei, me deslumbrei, provei... também sofri, chorei, adoeci e me recuperei...
Comi mais do que devia, bebi pouco, apreciei vinhos e degustei a culinária portuguesa.
Pude ver com olhos do coração pequenas coisas que antes dessa experiência não teriam chamado minha atenção.
• Um povo humilde, sofrido, guerreiro, mais sempre com esperanças nos olhos e sorrisos nos rostos...
• Um povo trabalhador, que adora dançar, falar alto e se expressar, nos mostrando sempre que o importante da vida é simplesmente "Ser".
Vivenciei o amor, o mais puro e sublime quando temos somente um ao outro...
Amor de mãe, mulheres fortes que foram minha grande inspiração.
Refleti sobre ser feliz, e sobre ver a felicidade na simplicidade.
Presenciei um país que embora tenha sido devastado pela guerra, apresenta sobreviventes com muito a nos ensinar...
Finalizo essa viagem com lindos sorrisos que fiz questão de levar para o Brasil. Mulheres lindas por dentro e por fora que tive o prazer de conhecer.
Estar em Angola não é apenas viver uma nova experiência e sim receber uma lição de vida!